Chamada de Trabalhos






O 13º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte abre espaço para que gestores e servidores públicos das diversas esferas e poderes, administradores, bem como outros profissionais liberais e estudantes, possam divulgar seus trabalhos e compartilhar experiências exitosas e inovadoras, além de participar das diversas atividades do congresso, ampliando seu leque de conhecimentos, e estabelecer contatos com diferentes profissionais.



Os trabalhos podem ser submetidos nas seguintes áreas

Área Ementa
Desenvolvimento Regional e Governança Metropolitana
Desigualdades e Políticas Regionais; Dinâmica Regional; Desenvolvimento Regional; Ordenamento do Território; Arranjos Metropolitanos; Governança Metropolitana; Estatuto da Metrópole; Economia Metropolitana.
Políticas Públicas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Urbano e Rural; Educação; Saúde; Segurança Pública; Habitação de Interesse Social; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Social; Direitos Humanos e temas afins aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Gestão de Compras Governamentais Evolução do Papel do Estado e do Gestor Público diante do processo de compras e licitações; Reserva de Dotação Orçamentária e Elaboração de Empenhos; Política Brasileira de Compras Públicas; Funcionamento do Sistema ComprasNET; Função do SICAF. Licitação sustentável. Lei 8.666/93 e suas atualizações.
Gestão de Pessoas Planejamento dos Recursos Humanos; Organização do Trabalho; Gestão do Emprego Público; Gestão do Desempenho; Gestão da Compensação; Gestão do Desenvolvimento; Gestão das Relações Humanas e Sociais.
Governo Eletrônico, Transparência e Participação Social
Iniciativas e Experiências em Governo Eletrônico; Democracia e Governo Digital; Integração de Sistemas Governamentais; Modelos de Cooperação digital entre Entes Federados; Soluções de TIC parta promoção do Desenvolvimento Regional; Aplicativos Móveis para Governos; Controle Social; Lei de Acesso a Informação; Accountability; Transparência Governamental; Participação eletrônica.
Finanças e Controle dos Gastos Públicos Controle Social dos Atos da Administração Pública; Análise da Integração da Sociedade com a Administração Pública; Compreensão de Controle como Participação Social na Gestão Pública; Plano Plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); Lei Orçamentária Anual (LOA); Receita e Despesa Públicas; Resultados Fiscais; Sistemas de Execução e Acompanhamento da Gestão pública; Princípios Gerais da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Inovação na Gestão Pública Inovação no Setor Público; Estágios do Processo Decisório de Inovação; Indutores e Barreiras à Inovação; Principais Etapas para a Implementação de Inovação em Organizações Públicas; Avaliação da Inovação.
Gestão de Projetos Iniciativas, Experiências e Desafios na Gestão de Projetos Públicos; Gestão de Riscos em Projetos Públicos; Alinhamento de Projetos às Estratégias Governamentais; Gestão de Projetos para Apoio ao Processo Decisório; Estruturas Organizacionais para a Gestão de Projetos; Liderança em Projetos Públicos; Ferramentas de Monitoramento de Projetos; Gestão de Projetos Intersetoriais e/ou Intermunicipais.


Normas para formatação

  • Os trabalhos deverão seguir o modelo disponível para download abaixo, obedecendo às novas normas ortográficas da Língua Portuguesa e não devem exceder 15 (quinze) laudas, incluindo texto, tabelas e /ou figuras;

  • A estrutura geral do trabalho deve compreender os elementos pré-textuais (resumo - até 250 palavras, palavras-chaves - de 3 a 5 palavras, agradecimentos - quando houver), textuais (introdução; objetivos; procedimentos metodológicos; referencial teórico; apresentação e discussão dos resultados; considerações finais) e pós-textuais (referências);

  • O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5cm;

  • Deve ser empregada fonte Times New Roman, corpo 12, justificado, e as palavras estrangeiras deverão ser grafadas em itálico;

  • Os títulos e subtítulos das seções internas devem estar em negrito e também alinhados à esquerda;

  • O espaçamento entre linhas deverá ser simples;

  • As figuras e tabelas devem ter legendas, segundo normas da ABNT;

  • Citações e referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT.





Como submeter o meu trabalho?

A submissão dos trabalhos se dará exclusivamente por meio de envio de arquivos no formato PDF para o e-mail congesprn@gmail.com. Para o processo de envio do trabalho existe a obrigatoriedade de assinalar a concordância com o termo de compromisso de apresentação previamente descrito abaixo, e que deverá constar como anexo do trabalho submetido, não sendo considerado como uma das 15 páginas permitidas:

“Comprometo-me, caso meu Trabalho seja aprovado pelo Comitê Científico, a comparecer ou nomear um representante para sua apresentação, no dia e hora previamente comunicados, e autorizo sua imediata publicação no site do congresso. Autorizo a publicação do material utilizado em minha apresentação no site do evento, assim como o uso de sons e imagens. Autorizo também o recebimento de mensagens SMS através de meu celular com informações relativas ao meu trabalho científico e minha participação no evento.”






Avaliação e Julgamento

A avaliação dos trabalhos submetidos é realizada pelo Comitê Científico do Congresso, composta por membros de instituições de ensino do RN reconhecidas pela contribuição científica na área. Ao final do processo de julgamento, o Comitê Científico do Congresso poderá tomar as seguintes decisões sobre o trabalho:

a) Aceitação para apresentação em Sessão Paralela;
b) Aceitação para apresentação em Sessão Pôster;
c) Trabalho recusado.



Cronograma

Atividade Período
Submissão dos trabalhos 03 de julho a 31 de agosto de 2019
Avaliação e correção dos trabalhos 2 a 18 de setembro de 2019
Divulgação dos resultados 30 de setembro de 2019
Apresentação dos trabalhos no Congresso 13 de novembro de 2019





INSCRIÇÕES ENCERRADAS