Palestra final do 13º Congesp aborda as competências dos servidores públicos


Por: ASCOM/SEAD, 14 de Novembro de 2019.




O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (Sead), encerrou nesta quinta-feira (14) o 13º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp/RN). Durante três dias, cerca de mil pessoas transitaram pela Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN) para assistir palestras, apresentações de trabalhos e relatos de experiências sobre gestão pública. No final do evento, a secretária da Administração, Virgínia Ferreira, agradeceu a participação dos congressistas, o empenho da equipe organizadora e garantiu a realização da décima quarta edição para 2020. “Esperamos contar com todos vocês no próximo ano”, desejou.

A conferência final do 13º Congesp foi ministrada pelo consultor, facilitador de cursos de formação profissional e coach certificado internacionalmente, Marcos Braun. Ele tratou do tema “As Competências Essenciais do Gestor Público no Atual Contexto de Mudanças".

Em sua apresentação, Braun traçou um paralelo de um mundo cada vez mais globalizado com os impactos no serviço público, abordando como as pessoas devem se preparar para atender melhor ao cidadão. Segundo ele, as pessoas precisam criar a consciência da responsabilidade. Braun explica que muito mais importante do que buscar motivação e reconhecimento, é saber se reinventar, ser profissional naquilo que lhe compete, entregar resultados. Para isso, a capacitação é fundamental.

“A esfera pública caminha cada vez mais para a eficiência, o recurso está cada vez mais escasso. Se o recurso está cada vez mais escasso, vai cobrar cada vez mais eficiência das pessoas. Quanto mais as pessoas estiverem capacitadas, treinadas e desenvolvidas, consequentemente, o cidadão vai usufruir de melhores serviços públicos”, declara.

O palestrante destaca a educação como um dos grandes desafios da atualidade. “Hoje em dia, é difícil colocar uma pessoa na sala de aula para ouvir, aprender, estudar. Sem estudo, independente se você está na esfera pública ou privada, você não é mais ninguém. O desafio é aprender a desaprender”, diz Braun, ressaltando para as pessoas que adquiram a consciência de que ninguém sabe tudo e a todo momento se cria uma oportunidade para aprender algo novo. No âmbito da gestão pública, servidores cada vez mais qualificados se tornam prestadores de serviços cada vez mais eficientes.

Também o último dia do 13º Congresso de Gestão Pública do RN, a professora da UFRN, Maria Arlete Duarte, e a diretora-geral da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro (MG), Maria Isabel Araújo, participaram do talk-show “Gestão Pública – Desafios e Perspectivas, mediado pelo assessor especial da Prefeitura do Natal e ex-secretário da Administração, Paulo César Medeiros.

Os congressistas participaram ainda de sorteio de brindes oferecidos pelos apoiadores do evento.

Patrocinaram o 13º Congesp o Sebrae, o IEL, a AGN, o Detran/RN, a Suporte Áudio e Vídeo e a Caern. O evento recebeu apoio institucional das instituições de ensino UERN, UFRN e IFRN. Também apoiaram a décima terceira edição do congresso: Cosern, Interjato Soluções, SINSP/RN, Servclub, Hotel Ponta Negra Beach, Uniprojeção EAD, Café Santa Clara, Ster Bom, Pipoca Bokus e Balas e Pirulitos Sams.