A economista pernambucana Tânia Bacelar vai conduzir a Conferência Magna do 13º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte, que está marcada para o dia 12 de novembro, às 16h. A palestra focará na temática central do evento, cujas discussões abordarão os desafios da gestão pública na busca pelo desenvolvimento regional no Brasil.
A conferencista exerceu vários cargos públicos e atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco, além de sócia da CEPLAN Consultoria Econômica e Planejamento. Foi também eleita Personalidade Econômica do Ano 2018 pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), em sua 686ª Sessão Plenária, realizada em Porto Velho (RO), em 22 de setembro de 2018.
Bacelar é graduada em Ciências Sociais pela Faculdade Frassinetti do Recife, e em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pernambuco, com Diploma de Estudos Aprofundados – D.E.A. e Doutorado em Economia Pública, Planejamento e Organização do Espaço pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne. Foi diretora da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), secretária de Planejamento e de Fazenda do Estado de Pernambuco, secretária de Planejamento do Município do Recife e secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional. Desenvolveu trabalhos de consultoria e pesquisa para diversas instituições internacionais e nacionais, entre as quais se destacam: IICA, PNUD, BID, OIT, IPEA. Foi professora do Departamento de Economia da UFPE, da UNICAP e de cursos de pós-graduação na UFMA e no NAEA-UFPA. Foi ainda presidente do Corecon-PE e conselheira do Cofecon.